Nossa escola

nossa escola

Colégio Antônio Araripe

Somos uma Instituição Educacional Confessional de referência, mantendo a sua credibilidade na Região dos Inhamuns há 68 anos. A Qualidade da Educação aqui ofertada é garantida por um conjunto constituído de: ótima estrutura física; material didático de qualidade; organização institucional; quadro de profissionais qualificados e experientes; projetos inovadores; formação continuada permanente; fortalecimento da relação escola e família; currículo atualizado; avaliação qualitativa; e mais…

Atuamos numa dimensão pedagógica voltada à humanização visando o desenvolvimento integral da pessoa, centrado na espiritualidade cristã, priorizando também o saber científico.

Projetos: Ler e Escrever (em todos os componentes curriculares); participação efetiva em diversas Olimpíadas de Conhecimento (em nível nacional); aprofundamento e intensificação de estudos; Robótica Educativa (em todos os níveis da Escola); duas Línguas Estrangeiras (Inglês a partir da Ed. Infantil e Espanhol a partir do Ensino Fundamental); Projeto de Vida e Empreendedorismo (nos Ensinos Fundamental e Médio); Academia com várias modalidades esportivas.

Estrutura Física: Salas de Aula amplas e climatizadas, com Equipamentos Multimídia; áreas abertas; Complexo Laboratorial (Ciências Químicas, Físicas e Biológicas); Laboratório de Informática; Laboratório de Robótica; Biblioteca; Cantinas; Salão de Jogos; Quadras Esportivas; Piscinas; Academia (com salas para Karate, Ballet, Ginástica e Dança); Salas para Atendimentos Especializados em Psicologia, Psicopedagogia e Educação Especial; e Espaço Lúdico para as crianças.

Nossa missão

Promover o desenvolvimento global do cidadão, integrando saberes, fazeres e atitudes na perspectiva de educação crítica, humanizadora e espiritual para a inserção adequada dos sujeitos sociais no atual contexto profissional.

Nossa visão

Uma instituição de ensinoaprendizagem reconhecida como referência em educação de qualidade, mudança e inovação no Estado do Ceará e especificamente na Região dos Inhamuns, proporcionadora do desenvolvimento integral do aluno, garantindo aprendizagem significativa e sucesso profissional.

Nossos valores

A Escola exercerá sua função social pautada nos princípios de igualdade/equidade, liberdade, gestão democrática, prática pedagógica investigativa com consciência planetária, valorização do profissional da educação e aprendizagem significativa com a formação de cidadãos na perspectiva de educação pós crítica, espiritual e humanizadora, munidos de saberes, fazeres e atitudes integrados ao seu desenvolvimento, acompanhado de valores éticos, políticos, tecnológicos, estéticos, de justiça social, solidariedade, cooperação e fraternidade cristã.

A Mantenedora

O Colégio Antônio Araripe é uma das Escolas Teresianas mantidas pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. A pedagogia de Jesus Cristo ilumina a caminhada destas casas de educação, o que as faz priorizar uma educação de caráter evangélico-libertador, centrada nos princípios e valores cristãos. A Congregação foi fundada em Crato – CE, no ano de 1923, por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira Silva e Madre Ana Couto, com o intuito de zelar pela formação de crianças e jovens excluídos de seus direitos à educação. Hoje, as Filhas de Santa Teresa de Jesus atuam nos diversos campos da missão assumida pela Congregação: educação, saúde, atendimento à velhice abandonada, a crianças e jovens marginalizados, pastoral paroquial, pastoral popular.

Escolas Filiadas à Congregação

Seja também CAA

Clique ao lado e faça agora sua solicitação online de matrícula